segunda-feira, 14 de julho de 2014

Eu "ESCOLHO" Amar como Deus Ama!

Para compreendermos melhor o nosso tema, vamos estudar um pouquinho sobre:

Os "3 TIPOS DE AMOR" segundo a palavra de Deus. Amor: Ágape, Phileo, Eros

O Amor Ágape: É o amor de Deus, sacrificial, doador, incondicional! não dependente de uma resposta positiva: -Eu te amo se você me amar também! Naõ! O amor de Deus diz: Eu te amo! Mesmo que você me rejeite, que me persiga, ou fale mal de mim. O Amor Ágape diz: Eu amo aquela pessoa de qualquer jeito, como ela é. Eu amo aquela pessoa quer ele(a) tenha me feito bem ou não quer ele(a) me faça bem ou não. É um amor que não é baseado nos sentimentos, nem em interesses pessoais.
"Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura." (Oseias 11:2)

O Amor PhileoÉ o amor fraterno, relacionado à família e aos amigos, a pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas amam por aquilo que obtém em trocaPor vezes dizem assim, e chegam até apostar na sua rede social: "eu gosto de quem gosta de mim ou eu amo quem me ama...
Quando Jesus pergunta para Pedro se ele o ama, Jesus usa o verbo Ágape, querendo saber se Pedro é capaz de amá-lo com todo o seu coração, de forma profunda e incondicional. Contudo, Pedro responde que o ama com o verbo Phileo, ou seja, Pedro o amava de forma incompleta. Mas algo surpreendente ocorre na terceira vez que Jesus pergunta a Pedro “você me ama?” (João 21:17) 
Jesus agora usa a expressão phileo.
Dando a entender que Jesus aceita o amor de Pedro por ele, mesmo sendo limitado pela fragilidade humana. No capítulo de João, onde Cristo tem esta conversa com Pedro, Jesus faz a mesma pergunta três vezes, para que Pedro refletisse na resposta que estava dando, e reconhecesse que não podia ser fiel a Deus sem a ajuda de Cristo."Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:15-17). Lembra-se quando Pedro negou a Jesus antes da crucificação? Pedro tinha dito a Jesus que jamais o negaria, mas na hora H, ele falhou. Veja: Pedro declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!” Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes[62] cante o galo, três vezes você me negará”. Mas Pedro insistia ainda mais: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros disseram o mesmo. (Mc. 14:29-31)
___
– Você também estava com Jesus de Nazaré. Mas ele negou, dizendo: – Eu não o conheço. Não sei do que é que você está falando. (Mc. 14:67,68)
– Este homem é um deles. Mas ele negou outra vez. (Mc. 14:69,70)
– Não há dúvida de que você é um deles, pois você também é da Galiléia. Aí Pedro disse: – Juro que não conheço esse homem de quem vocês estão falando! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade!  Naquele instante o galo cantou pela segunda vez, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro caiu em si e começou a chorar. (Mc. 14:70-72)"
O Amor Eros:
O Amor verdadeiro Eros, definido na bíblia conforme cantares. Eros (ἔρως) significa a palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. O livro de Cantares identifica muitos elementos do amor verdadeiro,mas dois se destacam O amor verdadeiro sabe esperar e o Amor verdadeiro é exclusivo. A mensagem de cantares é clara e bem simples: Deus reserva os maiores prazeres matrimoniais e amorosos para aqueles que saibam esperar o tempo d'Ele! Ao contrário, mágoas e ressentimento esperam aos que adiantam o tempo de Deus nos relacionamentos românticos. Não é em vão que esta mensagem ecoa na mensagem do livro exatamente da mesma forma em três trechos diferentes: (2:7; 3:5; 8:4)
"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira." (Cantares 2:73:58:4)
_______
 Vamos retornar ao título da nossa mensagem de hoje "Eu escolho amar como Deus ama!" e partindo do ponto que, meu próximo são: os amigos, os que amo, os conhecidos que me simpatizo, mas também os que eu não me simpatizo, os desconhecidos, os inimigos de Deus, os que me odeiam ou me perseguem, os que de alguma forma me causaram algum mal e enfim ... aqueles que não têm nada "de bom" para me oferecer! A partir  desse entendimento como posso começar a amar o meu próximo como Deus ama?
 Partindo do exemplo do próprio Deus como aprendemos acima, e começando a praticar sem medo, pois: " No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." (1 Jo. 4:18)
Muitas vezes quando nos desapercebemos (ou seja: "não vigiamos") somos levados a observar as pessoas que nos cercam pela aparência, pela vestimenta, pelo modo de falar, pelo modo de se comportar... é preciso dar um basta nisso! Fechar as portas para o mal, vigiemos! estejamos atentas!
Devemos lembrar sempre, Jesus disse que seus discípulos serão reconhecidos pelo amor uns com os outros, "Ameis uns aos outros; assim como eu vos amei". (Jo. 13:34,35)" E qual ou como é o Amor de Jesus por nós? A bíblia nos mosta em João 3:16 que é Incondicional. Lembremos também que estamos aqui de passagem e não somos desse mundo e devemos ter o coração segundo o coração de Deus, daquele que nos chamou para sua maravilhosa graça. Assim diz em Mateus 5:20 "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus." Devemos ter o olhar de Deus para o nosso próximo e olhar para todos, sem exceção como Deus olha, olhar para a alma de cada um, uma alma necessitada de Deus! Não importa se o nosso próximo é bom ou ruim, se é limpo ou sujo, se é bem de vida ou não!  "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm. 3:23).
Agindo assim, seremos a"menina dos olhos de Deus" e seremos bem-aventuradas no que realizarmos! Tornaremo-nos naturalmente Embaixadoras de Deus, sendo um prazer e regozijo falar do Amor de Jesus e de seu evangelho para toda a criatura, cumpriremos assim a cada dia o chamado de Deus para nós!
Irmãs e irmãos, estamos falando de vida eterna! Não vale a pena e nem podemos colocar nossa tão grande Salvação em risco por qualquer coisa deste mundo! Vamos seguir olhando para Cristo e perseguindo diariamente o nosso alvo: A Salvação em Cristo Jesus, nossa e de outros! Amém!
Glória a Deus!

"Vamos terminar esta mensagem com essa cena tocante de uma 
atitude de amor incondicional"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...