Contexto dos Livros


Antes de começarmos a estudar, gostaria de mencionar '4 passagens bíblicas' importantíssimas para nossa vida, pois é muito comum hoje amados(as) vermos impressionantes "Salada de Frutas" feitas com a palavra. Leiam:

+ "Toda escritura é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso". (Pv. 30:5-6)

+" Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Criador, vosso Pai, que eu vos mando". (Dt. 4:2)

+ "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, ELE tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro". (Ap. 22:19)

+ "Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia". (Jo. 12:48)
                __________________________________________________

LIVRO de HEBREUS
  •  Contexto HistóricoHá sempre 4 perguntinhas básicas que devemos fazer para não fazermos salada de frutas com as escrituras! E estas são: Quem escreveu? Para quem escreveu? Quando escreveu? Por quê escreveu?
* Quem escreveu?
Não se sabe ao certo quem escreveu o livro de Hebreus. Muitos acham que foi Paulo, sendo que outros acham que foi Apólo ou  Barnabé ou mesmo outros. Não se sabe também de onde a carta foi escrita, mesmo embora muitos achem que fora escrito em Roma, pois em 13:24 o autor diz que os da Itália saudavam os leitores. 

* Para quem escreveu?
Sem dúvida alguma a carta foi endereçada aos Judeus. 

* Quando foi escrita?
Se Jerusalém e o templo não tinham sido destruídos ainda, tudo indica que o livro teria sido escrito por volta de 68 a 70 d.C. Caso contrário ele teria sido escrito após 70 d.C.

* Por quê foi escrita?
Com o propósito de motivá-los a continuarem firme na fé em Jesus Cristo. Isso porque parecia que um desânimo estava procurando afetar os mesmos ou porque um grande desânimo cairia sobre os cristãos judeus, considerando que Jerusalém e o templo seriam destruídos pelos romanos no ao 70 d.C. Ou será que já tinham sido destruídos sendo essa a razão do desânimo existente entre eles.
Então a carta de Hebreus nos mostra claramente a superioridade da Lei de Cristo sobre a lei de Moisés. Os cristão judeus não teriam perdido nada, se a destruição já tivera acontecido bem como não perderiam nada se a mesma não tivesse acontecido ainda.
  •  Contexto Teológico: O contexto teológico encontramos no capítulo 1:1-4. "Há muito tempo o Altissimo falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da majestade do Criador e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles". (Hb. 1:1-4)
O Altissimo falou antigamente e falou ultimamente. Antigamente ELE falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas; ultimamente Deus nos falou uma única vez e de uma única maneira, nestes últimos dias ELE nos fala através de seu Filho.
Jesus tem qualificações especiais, as quais não se aplicam aos profetas pelos quais ELE falava outrora:
* Constituiu Jesus herdeiro de todas as coisas;
* Fez o universo através de Seu Filho;
* É o resplendor da majestade do Criador;
* É a expressão exata do ser do Criador;
* Sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder;
* Fez a purificação dos pecados;
* Está assentado á direita da Majestade, nas alturas;
* Se tornou tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nomes do que eles.

Em outras palavras, os judeus, bem como todos nós, devem seguir somente as instruções dadas pelo Messias as quais constituem a revelação de d'Ele para nós.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...