quinta-feira, 10 de julho de 2014

Prioridade ao Evangelismo!


Jesus deixou a Judeia indo para a Galiléia, não fazendo o percurso costumeiro dos judeus que cruzavam o Jordão indo pela margem oriental para não passar por Samaria, Ele fez o seu percurso exatamente por Samaria!
   Chegando em Sicar por volta do meio dia, cansado da viagem, com sede e provavelmente fome (pois os discípulos tinham ido a cidade comprar comida) 
 "Uma pequena observação para entendermos melhor: em Sicar Jacó comprou um pedaço de terra dos flhos de Hamor por cem peças de dinheiro e armou sua tenda. Jesus encontrou a mulher Samaritana enquanto descansava próximo ao poço de Jacó, local que não é mencionado no Velho Testamento."



 Podemos ver até aqui dois pontos principais:
* 1º Não era comum uma mulher ir ao poço ao meio-dia, no período mais quente do dia! As mulheres do Oriente médio, geralmente, enchiam seus cântaros de manhã cedo e ao entardecer quando a temperatura estava mais amena. A mulher Samaritana tinha má reputação e talvez por isso tivesse ido ao poço ao meio-dia para evitar encontrar outras mulheres, que podiam desprezá-la. 
*  2º  O Senhor Jesus, apesar de sua necessidade física (cansaço, fome, sede), os discípulos rogaram para Ele comer, mas Ele se esqueceu d'Ele e disse: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra! Glória a Deus! Jesus não deu um "pausa" na sua missão na terra, e consegue enxergar a necessidade daquela mulher apesar da SUA.
  Jesus simplesmente ignorou as regras sociais do seu tempo, porque queria falar com a mulher samaritana; a mulher se surpreendeu com o testemunho de Jesus de não deixar-se levar pelas regras sociais: JUDEUS X SAMARITANOS. E aparentemente para aquela mulher, ela estava numa "situação de vantagem" por poder ceder água á Ele, mas Jesus com humildade e amor mostrou ser Ele, a Fonte de Água Viva! A mulher era devota: "és maior do que Jacó?"! Jesus com sabedoria, amor e paciência, não deixou deixou ela guiar a conversa e nem desprezou Jacó, mas mostrou anela que aquela água não era suficiente para saciar a sua sede, d'Ele sim, era! (Ele foi direto na imperfeição do engano dela). 

Mulher Samaritana e Jesus no poço de Jacó
 Muitas vezes, encontramos pessoas que se acham superiores a nós ou que estão em condições de vantagem acima de nós, pessoas devotas e que quando começamos a falar do amor de Deus, até tentar guiar toda a conversa, mas assim como Jesus agiu: com sabedoria, amor e paciência devemos mostrar que somente crendo n'Ele como o messias, como o Salvador do mundo é que podemos ser salvos! Jesus chamou aquela mulher para um compromisso, por duas vezes ela mostrou sua veneração a Jacó, mas por mais uma vez Jesus agiu de acordo com a necessidade d'ela, mostrando diretamente sem "mesclar" o engano dela e a verdade que há n'Ele!
   Ela mostrou reconhecer que sabia do messias e de sua vinda... "Os judeus de Samaria também estavam esperando a chegada do messias prometido" (Dt. 18:15 e 18). Jesus disse a mulher samaritana que ELE era o messias esperado. Ela creu na auto-revelação de Jesus e transmitiu a outros as boas-novas. E ali muitas pessoas creram, inicialmente pelo testemunho da mulher, e depois por eles mesmos ter esse testemunho! Glória a Deus!
  Podemos tomar como exemplo essa atitude de Jesus para ganharmos vidas para Cristo: Jesus começou uma conversa naturalmente; mostrou a ela que ela estava perdida sem a graça de Jesus; E tinha a consciência, o compromisso e o amor ao dizer que: a comida d'Ele consistia em fazer a vontade de seu Pai e realizar a sua obra!

Referência Bíblica: João 4:1-34 e do vers. 39-42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...